Você nunca pensou que seu celular pode ser invadido a qualquer momento? Isto é bem mais comum do que você imagina!

Posted on Posted in Artigos, Celular Criptografado, Comunição Criptografada, Encrypt Phone, Encrypted Calls, Governo, Íntegra na Mídia, Proteção de Comunicação, Segurança

celular_invadido

Não é de hoje que sabemos que um dos maiores delatores de pessoas investigadas pela justiça ou no vazamento de informações confidenciais de empresas e agências de governo são seus aparelhos de celular.

Graças a estes celulares Smartphones, agências de investigação no Brasil e de todo o mundo, bem como pessoas mal intencionadas, tem aumentado em muito a eficiência em suas investigações, coleta de provas ou simplesmente no roubo de informações sigilosas. E todas elas estão em seu bolso.

Isso acontece pois usuário comum mantêm de forma inocente e despreocupada todos os seus registros de mensagens, e-mails, ligações, senhas de aplicativos, senhas bancárias, acesso automático a todos os seus serviços on-line, sites, intranets, serviços em nuvem, suas senhas, bem como esquecem que o seu aparelho armazena o histórico de todos os documentos recebidos, locais em que esteve (graças ao registro automático de seu GPS) e ainda armazena em memória muitas informações que você havia pensado que estavam “excluídas” mas não estão. SIM,  este é você!

Mesmo os mais atentos usuários que mantem práticas de segurança em seu aparelhos Smartphones estão vulneráveis pois não pensam ou não se lembram que um dia, seu celular, pode cair em mãos de estranhos ou simplesmente ser invadido remotamente por um especialista, seja de forma legal ou ilegal e acredite, isto tem se tornado muito comum.

E nesta hora vem o perigo! Seja o seu aparelho em mãos de um invasor por poucos segundos ou por uma invasão remota programada por uma acesso via a uma rede Wifi que você se utiliza, o invasor, utiliza técnicas e sistemas para a invasão forçada de seu celular e assim, em poucos segundos, torna o seu aparelho de celular um maravilhoso zumbi, com acesso completo e irrestrito as suas informações pessoas e confidenciais bem como, conforme o nível de interesse em suas informações e com quem você se encontra, ele pode ativar sua câmera e microfone remotamente, tornando seu celular uma excelente fonte de escutas, um gravador com 16 Gb de espaço e ainda uma excelente filmadora e câmera fotográfica, registrando estas informações sem que você saiba, esteja onde você estiver. Assustador não é?

Por este motivo, com a preocupação de garantir a segurança no dispositivo e nas informações contidas no seu interior, empresários de grande empresas, políticos da alta gestão e pessoas da área de segurança tem se utilizado de aparelhos seguros, os famosos celulares Cripto, Blindados, Seguros ou Protegidos. Estes famosos dispositivos  possuem uma segurança mais robusta contra invasões que vão desde um sistema operacional desenvolvido especialmente para barrar invasões bem como a utilização de criptografia em várias camadas das informações contidas nele, tornando o acesso a estas informações uma missão impossível mesmo que o aparelho esteja nas mãos do invasor.

Felizmente tais celulares estão disponíveis para a compra no Brasil a exemplo do GranitePhone da SIKUR, um aparelho que tem ganho inúmeros prêmios no mundo e tem chamado a atenção pela segurança do dispositivo, sistema operacional customizado e na proteção das informações contidas dentro dele. Nestes aparelhos alem da criptografia em si dos dados armazenados ainda são disponibilizadas ferramentas de comunicação por voz e dados que criptografam todos os dados transmitidos dando ainda mais segurança e privacidade a estas informações.

Leia também: ÍNTEGRA é o novo parceiro SIKUR e GRANITEPHONE na oferta de soluções para comunicação segura no Distrito Federal e Goiás

Como amostra do que pode ser feito com seu aparelho de celular, separei uma reportagem do OLHAR DIGITAL sobre a investigação Lava Jato e uma segunda reportagem sobre a invasão de dispositivos remotamente, se ficou impressionado com o que escrevi virá se surpreender ainda mais com as duas reportagens!

Reportagem Olhar Digital: Lava Jato: conheça o software de espionagem usado na operação

Reportagem Domingo Espetacular 07 08 2016 60 Minutes: Hackers e Invasão de Celulares

Wander F. S. Neto – wander.neto@isbs.com.br

Leia também: ÍNTEGRA é o novo parceiro SIKUR e GRANITEPHONE na oferta de soluções para comunicação segura no Distrito Federal e Goiás

CONTRATE O SIKUR e GRANITEPHONE

Quer saber mais sobre o GRANITEPHONE e o SIKUR, envie um e-mail para wander.neto@isbs.com.br ou preencha o formulário de contato abaixo:

Related posts: