RFID

CONTROLE DE ACESSO, RASTREAMENTO

RFID

ico-rfidA CH Tecnologia se especializou no fornecimento de soluções baseadas na tecnologia RFID (acrônimo para Radio-Frequency Identification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência).

Controle de entrada e saída de pessoas, monitoramento do patrimônio empresarial e até fiscalização de pneus em uma frota de caminhões. As possibilidades para o uso da Radio Frequency Identification (RFID) são infinitas e, a cada dia, mais empresas demandam soluções com base nessa tecnologia para melhorar o desempenho, ampliar a produtividade e reduzir custos.

Para uma melhor compreensão do que seja o RFID, basta comparar essa tecnologia ao código de barras: para ler aquelas informações é preciso apontar o leitor para elas. No caso da RFID não há a necessidade de leitor, pois o sistema consegue ler muitos identificadores ao mesmo tempo a longas distâncias automaticamente.

Conheça algumas aplicações do sistema RFID

Controle de pessoas

Um novo conceito de rastreabilidade. Obtenha em tempo real um mapa de sua empresa com a disposição de todos os seus colaboradores. Ao passar por cada setor, o colaborador seria identificado, sendo possível controlar seu trajeto, tempo de permanência e identificar sua localização on line a qualquer tempo ou momento. Etiquetas RFID podem ser acopladas a uniformes ou vestimentas em geral, ampliando a rastreabilidade.

Controle de objetos

Etiquetas RFID acopladas em objetos permitem amplo rastreamento dos mesmos dentro da organização. Relatórios completos podem apresentar em tempo real a localização do mesmo, última movimentação, trajeto percorrido em um dia de atividades, entre outras informações, como quem utilizou determinado objeto em que período do dia.

Controle de veículos

Basta aproximar o veículo da cancela ou portão eletrônico, e imediatamente as antenas reconhecem o veículo, liberando o acesso. O sistema registra a entrada e envia as informações on line para seu banco de dados, que oferece em tempo real um relatório completo de disponibilidade de sua frota.

Cobrança de estacionamentos

Dispensa a necessidade de se pegar o ticket na entrada e depois, quando sair, ir até o caixa para realizar o pagamento. Ao passar pela entrada o sistema fará a leitura e a marcação de quando você entrou e em sua saída ele fará as contas. A cobrança será realizada de maneira automática.

Cobrança de pedágios

Postos de cobrança de pedágio ganham em agilidade com sistemas de RFID. Ao invés de cancelas e guaritas, bastará apenas um “portal” com um receptor que recebe os sinais emitidos pelos carros que passam por ele, descontando o valor do pedágio automaticamente. É o sistema atualmente utilizado nos pedágios brasileiros conhecido como “Sem Parar”, “Via Rápida”, etc

Controle de estoque

Em supermercados e lojas a tecnologia RFID pode ser usada no controle de estoque. Com etiquetas RFID presentes em todos os produtos, através das ondas de rádio, é possível ter um relato completo e preciso de tudo que está em estoque, evitando erros e dispensando a necessidade de fazer balanços mensais demorados e manuais.

Rastreamento de cargas

Mais segurança proteção contra roubo de cargas. Empresas de transporte e logística vêm implantando o sistema de RFID para rastrear suas cargas. Isso é, acima de tudo, uma medida de segurança, visto que o rastreamento pretende coibir a ação de ladrões, afinal, não importa para onde vá, a carga terá sua posição localizada em tempo real.

Rastreamento de animais

Com a crescente ameaça de extinção que sofrem diversas espécies de animais em todo o mundo, o sistema RFID é bastante útil para este tipo de controle, pois etiquetas inseridas em animais criados em cativeiros e soltos na floresta podem dar sua exata posição. Isso facilita em muito o trabalho de biólogos na hora de verificar como foi a adaptação do animal em seu “novo” habitat. Além disso, chips inseridos em animais domésticos (como cães e gatos) podem acabar com o grande número de animais abandonados nas grandes cidades, afinal, desta forma se tem um controle sobre quem é o dono, facilitando a aplicação de medidas legais para coibir este tipo de ato.

Modalidades esportivas

Atualmente, algumas modalidades de corridas utilizam este sistema para medir com precisão o tempo de volta de cada piloto. Assim, etiquetas passivas implantadas nos veículos são lidas por diversas antenas instaladas pelo circuito, o que confere ainda mais precisão para a medição das voltas.

Se você deseja modernizar o controle de ativos, pessoas e veículos, conte com a experiência da CH Tecnologia no desenvolvimento de projetos especiais e ganhe mais agilidade, segurança e confiabilidade! Solicite hoje mesmo uma visita de nossos especialistas.

Para obter mais informações sobre esta solução fale com a ÍNTEGRA ISBS : +55 (61) 993383106